Jovens Marcados por Deus

Sejam Bem Vindos ao Blog dos jovens Marcados Por Deus.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

SOMOS FILHOS DE DEUS, IRMÃOS EM CRISTO!!!



Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?(I João 4.20)

    Segundo o provérbio antigo, andamos neste mundo como se estivéssemos todos numa única fila, segurando na frente uma bolsa com nossas qualidades e nas costas, pendurada uma bolsa com nossos defeitos. Será que é por este motivo que só conseguimos visualizar as nossas qualidades e os defeitos do próximo, pois estão a nossa frente, ao alcance dos olhos... Bela aprendizagem! Se formos pensar na maneira como o ser humano encontra e aponta facilmente os defeitos alheios, chegamos à conclusão de que os nossos defeitos estão em nossas costas por isso não o vemos, mas já o defeito do irmão está claro, visível à mostra.

    A certeza que temos é que todos nós possuímos qualidades (dotes, dons, virtudes) e defeitos (imperfeições), nós cristãos deveríamos ser os primeiros a estender as mãos ao próximo para aquele que falhou, ou seja, aquele que expôs seu defeito. Notamos que na primeira falha existem muitas mãos e dedos para processar, julgar e condenar. Vivemos em dias que igrejas parecem tribunais, os irmãos são advogados, claro de acusação. Advogados de defesa são minoria, ou quem sabe um: JESUS , que nos diz: não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. (Lucas 6.37). Será que estamos vivendo em acordo com a palavra e os ensinamentos de Jesus ? Que tipo de amor ao próximo estamos praticando? Com a mesma medida que julgares serás julgado. Deus é justo e não se deixa escarnecer tudo o que o homem semear isso também ceifará (Gálatas 6.7). Se plantarmos julgamento não colheremos misericórdia, pois, Deus o justo juiz conhece as intenções do coração. Ele, somente Ele pode julgar nossas causas com justiça. Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo Juiz, que prova o coração e a mente (Jeremias 11.20).

    Quem é o meu próximo e irmão? Todo aquele que precisar de mãos estendidas para abençoar e não com pedras para acusar. No evangelho segundo João 8. 1-10 quando iriam apedrejar a mulher adúltera, Jesus foi enfático ao dizer: aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela! Jesus é especialista em tocar as mentes e corações humanos com questionamentos simples e verdadeiros. Se ele deixou seu exemplo a ser seguido e não atirou a pedra, antes impediu que lançassem pedras para ferir, por que além das bolsas de qualidades e defeitos, carregamos ainda nos bolsos pedras da crítica destrutiva. Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?(Lucas 6.41). Vemos o argueiro, ou seja, cisco, grânulo no irmão e não vemos a trave do nosso olho, ou seja, viga de madeira, algo bem maior. Jesus nos ensina que enquanto reparamos nos defeitos do próximo os nossos são ainda maiores. Queremos que a misericórdia de Deus se renove a cada manhã em nossas vidas para anular nossas falhas, e as nossas misericórdias para os nossos irmãos, onde estão?

    Precisamos rever conceitos e principalmente mudar atitudes, lembre-se Deus é Justo! Que as dores do próximo sejam nossas, se cair que possamos ajudar a levantar, tenhamos, pois, o compromisso de sermos filhos de Deus, e se somos filhos sejamos também irmãos misericordiosos, isto significa ter compaixão pela dor e erro alheio. Vede que grande amor nos tem concedido o pai: que fôssemos chamados filhos de Deus (I João 3.1), vivamos em comunhão, para Deus não há filhos maiores ou melhores, e sim filhos obedientes aos mandamentos e dispostos a estender suas mãos para quem precisar. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos (I João 5.2). Não podemos afirmar que amamos a Deus se acusamos nossos irmãos, se não amamos quem vemos como podemos afirmar que amamos Deus que está oculto aos olhos, porém sonda os corações.

“Procura nos outros as qualidades que eles possam ter; em ti, procura os defeitos que certamente tens”. (Benjamim Franklin)
                                                                            
                                                                 
Jéssica Bertaluci                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário