Jovens Marcados por Deus

Sejam Bem Vindos ao Blog dos jovens Marcados Por Deus.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Encha Sua Bolsa!


“Pra que uma bolsa desse tamanho? Vai viajar?” É, eu sei que vocês meninas se identificaram com a piadinha sem graça, pois em algum momento, em algum lugar ouviram isso de um homem quando viu sua bolsa pronta pra ser levada a um local de rotina, como Igreja, trabalho, faculdade ou outro. 

Na maioria das vezes você nem faz muito caso pra responder, até porque não são todos que entendem que isso é uma questão de prevenção. Nas bolsas femininas sempre se encontra de tudo. Carteira com documentos, cartões, dinheiro (nem sempre), pois são extremamente necessários; celular, que hoje em dia tornou-se indispensável; guarda-chuva, caso apareça aquela chuvinha de repente; álcool em gel e creme para as mãos; um perfumezinho; band-aid para os calos indesejados; espelho; maquiagem para a retocadinha básica; caneta; papel; remédios para cólica, dor de cabeça; lenço de papel; ufa! A lista é quase interminável. Ah! E vale lembrar que ainda precisa ficar um espaço pra guardar a chave do carro/moto, e carteira dos meninos, né?!

Bem, esses detalhes descrevem um pouco a preocupação das mulheres com a beleza, não importa o horário, nem onde estão, sempre procuram parecer belas e asseadas. Até aí, nada de errado, afinal, são características inatas das damas, não dá pra fugir. Toda mulher gosta de estar ajeitada, bonita e pra isso, sempre faz o que pode e até o que não pode. Consegue dar um jeito de melhorar aquilo que para muitos, já está bom. Não é assim?! 

Pensando nesse assunto, dias desse me veio à mente a seguinte pergunta: Será que também estou carregando uma “bolsa” com coisas importantes para manter minha beleza interior? Ou será que já aderi à ideia imposta pela mídia, de que o importante é o meu corpo, minha beleza física e já nem me importo em ser bonita por dentro? 

Meninas, vocês já reservaram um tempo pra meditar nisso? Muitas vezes, percebemos algumas meninas/mulheres que estão obcecadas. Peso, cor de cabelo, tamanho de unha, altura, medidas, tudo isso é incluído numa busca desgastante e inesgotável. Uma ditadura estabelecida por uma sociedade totalmente invertida e desumana, onde quem não se encaixa no padrão é considerada feia, cafona. Muitas se submetem a sacrifícios enormes para alcançar pequenos detalhes que às vezes nem são notados. Entenda que não estou me referindo ao cuidado que devemos ter com nosso corpo, jamais. Devemos sim ter uma alimentação saudável, fazer exercícios, cuidar da pele, cabelo, afinal, somos templo do Espírito Santo e agradamos a Deus quando nos preocupamos com nossa saúde e aparência. A questão, entretanto, é a forma como muitas estão lidando com isso, depositam uma preocupação demasiada com algo passageiro, e que acaba atrapalhando o relacionamento com Deus.

No 1º livro de Samuel, capítulo 16 e versículo 7, encontramos a seguinte afirmação: “...Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” Diante disso, fica evidente a necessidade de se manter um equilíbrio entre o cuidar do corpo e o cuidar do interior. Se você dispensa atenção apenas para o coração, seu exterior será afetado, da mesma forma, se você se interessa apenas com o corpo físico, certamente seu relacionamento com Deus ficará em segundo plano. 

A preocupação excessiva com a beleza exterior é na realidade, o reflexo de que algo não está bem no coração. Então muitas pessoas tentam compensar o problema interno que não pode ser visto, melhorando a beleza visível aos olhos humanos. É uma forma de “mostrar” a todos que está tudo ótimo, quando na verdade, não está.

Lembre-se que o Senhor contempla e sonda o coração, ainda que você tente disfarçar, Deus sabe que seu interior não está tão bonito. Busque encantar os olhos do Pai com um coração cheio de beleza. Encha sua bolsa com “acessórios” que aperfeiçoam seu caráter, quem você realmente é, e então esse brilho refletirá aos olhos de todos.

Procure direção divina em cada passo, em cada ação, para que sua vida não seja semelhante à da mulher citada em Provérbios 11.22, “como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa, mas indiscreta.” Você foi criada à imagem e semelhança de Deus e sua beleza só será completa a partir do momento em que permitir essa imagem ser refletida em você. 

Para finalizar, deixo um conselho do apóstolo Pedro em sua 1ª carta, “sua beleza deve estar no interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.” (3.4).

Que o Senhor abençoe sua vida e que você tenha sempre no coração o desejo de ser linda para Deus.

Um abraço.


Sou Cássia L. de Oliveira, 23 anos, natural de Bombinhas/SC, cristã e assembleiana de berço, sou formada em Pedagogia pela UNIVALI e curso Pós-Graduação em Teologia pela FLT (Faculdade Luterana de Teologia), Resido atualmente em Biguaçu/SC desde 2007. Atuo como Coordenadora Pedagógica e na Igreja participo na área do louvor.

7 comentários:

  1. Parabéns Cássia pelo excelente conselho as meninas/mulheres.
    O tema é para meninas, mas, penso que a maneira do olhar masculino contribuiu para essa busca do cuidado exterior em detrimento de uma beleza interior. Nós meninos, devemos enxergar com os olhos da alma e veremos a beleza e coroa da criação.

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada Pastor.
      Realmente, além da mídia, existe muitos homens que veem apenas o exterior. Assim como muitas mulheres também né?!

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto Cassinha. Excelente!
    Antes agradar a Deus com nosso interior, que aos homens com nosso exterior.
    Como já diz Fernanda Montenegro: "A beleza importa nos primeiros 15 minutos, depois disso você precisa ter algo a oferecer".
    Algo intangível, algo inteligente, algo de caráter.

    Forte abraço e que Deus te abençoe sempre.

    Cris

    ResponderExcluir
  3. Oii Cris, obrigada *-*

    É verdade, ninguém aguenta muito tempo com uma mulher bonita só por fora rs

    Beijão Cris, Deus te abençoe também.

    ResponderExcluir
  4. Cássia que você continue sendo essa pessoa especial e usada por Deus, admiro muito você e com certeza apreendo muito contigo, és uma joia preciosa, Deus te abençoe grandemente..
    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel, que legal ler isso , fico muito feliz *-*
      Deus te abençoe sempre e cumpra as promessas que tem na tua vida!

      Beijão

      Excluir