Jovens Marcados por Deus

Sejam Bem Vindos ao Blog dos jovens Marcados Por Deus.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Distinga "Sonhos" de "Fantasias"

     O Livro de Provérbios possui dois versículos que dizem praticamente a mesma coisa: “O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza” (Pv12. 11; 28.19). Em outras versões, encontramos o seguinte texto: “mas quem persegue fantasias se fartará de miséria”. Pessoas ociosas não têm o que fazer e acabam usando a mente para fugir da realidade. Vivem “fantasiando” a vida. São diferentes das pessoas sonhadoras.
No sonho, por mais ousado que seja a pessoas se dispõe a se organizar, planejar e “arar a terra” para que o sonho aconteça. Nas fantasias, a pessoa fica apenas imaginando, em geral, soluções miraculosas ou que dependem da sorte, de terceiros etc. e não faz nada de concreto.
     Uma pessoa que fantasia muito, em geral, não termina nenhum projeto porque não gosta de executar nada. Quando começa a fase da execução, do trabalho duro... Ela parte para uma nova fantasia, ”maior e melhor”(ao menos, na opinião dela, claro)!
      A dica é clara: “quem trabalha sua terra, terá fartura de alimentos, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo” (PV 12. 11). Daí percebe-se que não há como ganhar dinheiro fácil. Não há como vencer sem se preparar e sem trabalhar muito. Como dizem os nortes-americanos, um povo rico: “there is no free lunch” (não existem almoços gratuitos). Desconfie sempre quando surgirem propostas de dinheiro fácil. Não caia nessa cilada! Na internet, é comum vermos aquelas “correntes” onde o cidadão tem que enviar uma quantia pequena em dinheiro para 10 pessoas da lista e, segundo afirma o remetente, “você ganhará 100vezes mais, pois se trata de um efeito multiplicador; outras pessoas que entrarem na lista enviarão dinheiro para você também!”. Isso é um absurdo! De igual forma, agem aqueles recrutadores que prometem ganhos enormes se... (o perigo é o tal “se”) Geralmente, o “se” vem acompanhado de uma condição ou meta difícil de ser alcançada: “se você conseguir um mínimo x clientes”; “se você adquirir todo o material e fizer o curso”; “ se você vender x reais” etc. A pessoa “se mata” para investir no negocio e alcançar a meta; na maioria das vezes, não alcança. No final das contas, não ganha dinheiro nenhum, mas o recrutador sempre sai ganhando. Então, muito cuidado com as historinhas de “dinheiro fácil”. Muito cuidado com gente que promete mundos e fundos, que teve “uma idéia genial para vocês ganharem muito dinheiro”... Tem muita gente por aí tendo “idéias” em “cabeças ociosas”, buscando levar á ruína. Existe gente honesta com excelentes idéias no mundo? Existe! Mas procure examinar bem com quem você está lidando e reúna todas as informações possíveis antes de entrar em um negócio.
     Não basta sair para “lavrar a terra”. Essa ação também envolve planejamento, que pode ser axemplificado com o texto de Lucas 14. 28-35. O verso 28 diz: ”Pois qual de vocês, querendo se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” Você pode sonhar alto, bem alto, mas precisa sentar e planejar o caminho para chegar lá. E, logo em seguida, começar a caminhar. Na mesma linha, Provérbios 14.23 (ARA) alerta que “meras, palavras, porém levam á penuria”, ou nenhum efeito positivo. Eis a pergunta que não quer calar: você tem lavrado a sua terra? Se você está fazendo um curso seja na faculdade ou para um concurso, você tem se dedicado? Se quer passar no vestibular, tem estudado? Se quer melhorar seu desempenho no trabalho, tem se aperfeiçoado? Se trabalha na obra de Deus, tem feito algum curso de capacitação? Você tem aprendido a planejar, a fazer o planejamento estratégico da sua carreira, da sua vida? Parafraseando os tempos de Jesus, você “conhece o estado das suas ovelhas” (PV 27.23)? Você tem seu cenário bem mapeado? Conhece suas potencialidades e fragilidades? Sabe como lidar com elas para obter êxito?
     Enfim, sonhar alto não é pecado. Você pode (e deve) sonhar alto, desde que, como dizem, mantenha os pés bem firmes no chão, para não se perder em fantasias. E deixe Deus guiar você pelo cominho certo a seguir.

Revista Geração JC por William Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário