Jovens Marcados por Deus

Sejam Bem Vindos ao Blog dos jovens Marcados Por Deus.

sábado, 9 de junho de 2012

360º na Vida

2Pe 2. 13b - 22

     A carta foi escrita pelo Apóstolo Pedro aos cristãos em geral, provavelmente os mesmos da primeira, sendo que o conteúdo ainda é válido para a nossa vida hoje. Estes escritos querem relatar fatos que já aconteciam nos primeiros séculos da igreja, mas que hoje ainda continuam acontecendo, de uma forma diferente, mas de certa maneira bem igual, através de práticas e formas de pensar. Talvez a aspereza das pessoas “não cristãs ou que não aparentam ser” mostra o simples pescador que Jesus Cristo escolheu para ser seu apóstolo e discípulo.
   A semelhança entre algumas partes de 2 Pedro e de Judas mostra que existiam pessoas, falsos mestres ou ditos entendidos, que levavam os cristãos para longe daquilo que Deus tinha como caminho a partir de Cristo e da doutrina dos apóstolos. Essa carta de Pedro foi escrita antes de ele ser morto pelo imperador Nero que perseguiu e matou cristãos em muitos lugares naquela época. Essa carta foi escrita para pessoas em geral, para que assim fossem orientadas na fé e não para um lugar como Corinto, Filipos ou a Colosso etc. É por isso que ela tem um valor muito grande para nós como cristãos e seguidores de Jesus Cristo e sua igreja.
Nesta época era “moda” para alguns virarem cristãos só pra serem pessoas que tinham uma religião, essas pessoas que ouviam quase todos os dias falar de Jesus Cristo e de tudo que Ele fez e de como Deus amou e ama este mundo e quer salvar cada pessoa. Mas esses “cristãos” conheciam e estudavam muitas coisas sobre Deus e Jesus, eles liam a Bíblia, iam nos cultos e na Santa Ceia. Eles diziam que tinham fé em Deus e acreditavam em tudo que era ensinado na igreja, no entanto a vida dessas pessoas continuava igual. Muitos se arrependiam e diziam que eram cristãos e filhos de Deus, mas agiam como se fossem filhos de prostitutas, ladrões, enganadores, mentirosos. Na cabeça deles conversão, arrependimento era começar a ler a Bíblia, ir à igreja quando tinha culto e dizer que é cristão. Tudo que eles queriam era conhecer, saber mais sobre Deus para serem salvos. Eles tinham um pensamento bem espírita, pensavam que o corpo que era ruim, pois sofria dores e doenças, e se conhecessem a Deus eles teriam suas “almas” salvas por estarem em uma igreja. E Pedro quer avisar as pessoas e amigos dele que estão em uma igreja que tem gente assim, que eles devem fazer o que é certo e não ter somente fé, mas viverem e praticarem tudo que a Bíblia ensina a fazer, seguindo o exemplo que Jesus deu, e disse: Versículo 21 que se refere ao grande mandamento de Jesus – Lc 10. 27 – “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
   Pedro já aponta os erros, não os julga, mas fala o que essas pessoas fazem e ainda se dizem crentes e pessoas que vão à igreja, participando de tudo como se fossem pessoas muito boas. No entanto, fora dos horários de culto e celebrações, eram totalmente diferentes e no fim ainda levavam pessoas na conversa e elas depois também se tornavam assim. Todos são enganados por falsas promessas. Hoje poderíamos dizer da teologia da prosperidade, pois segundo os pastores desta igreja, você deve ter fé e dar muito dinheiro e receberá muito mais, até o dobro. Ou indo no culto e orando com fé você será curado, isso são formas de alimentar a ganância humana e fazer pensar que Deus está para nos servir e nós podemos viver como queremos e desejamos.
    É citada a situação do profeta Balaão - Nm 22. 24 – que teve de ser repreendido pela mula “muda” de seu erro e de sua ganância. Mostrando que pessoas da própria igreja cristã podem se tornar perdição para o povo cristão. A ambição e o anseio por influência nos faz desviar do caminho Reto, que vergonha para Balaão, pois a própria mula teve de chamar sua atenção.
São as fontes sem água e nuvens de neblina tangidas pelo temporal. Essas ilustrações só se tornam plenamente compreensíveis no Oriente, onde a água representa uma grande preciosidade. Ou ainda quando se forma uma chuva em dias de seca e ela não vem ou não cai, deixando todos desanimados e com sede. Eles faziam propaganda de um poço sem água, davam previsão de chuva e faziam com que as pessoas não olhassem para o céu, pois usavam palavras bonitas para chamar a atenção e faziam as pessoas caírem na conversa.
Todos aqueles cristãos da igreja tinham vindo de um mundo onde cada um fazia o que queria, tinha imoralidade sexual, todos queriam ser ricos e enganavam, matavam, roubavam, e eles tinham abandonado essa vida. Mas essas pessoas de que Pedro fala estão falando que todos podem voltar a fazer o que faziam, eles podem pecar à vontade, pois se eles tivessem fé e conhecessem Deus e o que Jesus fez estava tudo certo. Então, Pedro fala no V. 19-“ pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.” Este é um termo usado para falar de prisioneiros de guerra, aquele que era levado pelo vencedor, fazia tudo que o vencedor exigia, sem poder resistir. Se você tem algo na sua vida que te engana e que te convence a não ouvir a Deus, isso está te escravizando e te convencendo a ficar longe de Deus. O cigarro, drogas, bebida, o falar mal de pessoas, lograr para tirar vantagem e ganhar alguma coisa, mentir e muitos outros vícios, nós achamos normal, porque todo mundo faz isso, mas era exatamente isso que Pedro quer dizer. Existem muitas pessoas que vão à igreja, se dizem cristãs e fazem isso, será que elas entenderam o que é ser cristão?
Jesus Cristo morreu e ressuscitou, nós acabamos de lembrar disso faz alguns dias. Jesus veio ao mundo e morreu para nos libertar dessa escravidão do pecado. Experimentem a verdade da palavra de Jesus: “todo o que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8.34). Ele nos liberta de verdade, Eles nos quer presentear com essa liberdade, mas nós nem aceitamos essa verdadeira liberdade. Sozinho ninguém consegue se libertar, mas em Jesus Cristo é possível.
   Algumas pessoas que entraram na igreja ficaram piores do que eram, pois ouviam esses enganadores e achavam que já estavam salvas por estarem na igreja, mas elas faziam tudo de ruim, coisas que elas mesmas achavam horríveis. Pedro fala que seria melhor essa pessoas nem terem conhecido a vontade de Deus na vida delas, pois hoje muitas delas são até piores do que antes.

   Pedro caracteriza no final a “guinada” que é: Condiz com eles (ou: aconteceu com eles) o que diz o provérbio verdadeiro: “Um cão se volta ao próprio vômito” e “uma porca lavada torna a se revolver no lamaçal”.
   Se estamos na igreja é porque queremos aprender de Cristo e assim sermos orientados por Ele. Não queremos continuar escravos da nossa velha vida de sujeira dos pecados. Não queremos dar uma volta de 360º e voltar a ser aquele que sempre fomos, mas com Cristo podemos andar e estar na igreja de uma forma nova e feliz. Ser cristão e estar na igreja é deixar de ser alguém sujo, imundo. Cristo nos lava os pecados se nos arrependermos deles e vivermos uma vida limpa e orientada por Ele. Nós podemos até nos sujar, mas Ele vai estar do nosso lado e nos ajudará a não passar pelos mesmos caminhos de barro e lama.
Você está resistindo a Deus e seu amor? Sua vida e seus atos têm dito que você é um ser que vive como Cristo deseja?
 Se alguém passa por uma estrada uma vez e suja todo o carro lavado, limpo e cheiroso ele lava de novo e não passa mais lá. Se nós fazemos coisas por sermos escravos daquilo, mas voltamos a fazer sem pensar no mal que causa, então existe algo de errado. Se você quer deixar de voltar ao vômito ou da sujeira então busque a Jesus e nEle encontre ajuda. Se você se sente sujo e escravo do pecado aceite a Jesus Cristo como o teu Senhor e Salvador, não continue escravo de uma vida cheia de lama. Sejamos limpos dentro e fora da igreja. Saiba que ser limpo é muito mais difícil do que ser sujo, mas Deus reconhece alguém limpo e se alegra com isso.
    Ser cristão é ser como uma garça - é sujar os pés, mas não as lindas penas brancas que Jesus limpou morrendo na cruz.
  
 Vivam dentro e fora da igreja de forma limpa e se houver sujeira busque a Deus para que você seja limpo. 

Sérgio  Selke    

Nenhum comentário:

Postar um comentário