Jovens Marcados por Deus

Sejam Bem Vindos ao Blog dos jovens Marcados Por Deus.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Idolatria



     Uma festa em torno de um bezerro de ouro, sacrifícios a Baal, o mais novo carro esporte, adolescentes gritando palavras de ordem em um concerto de rock.
     O que estas cenas têm em comum? Todas representam formas de adoração a ídolos. Você pode dizer: "Espere um minuto. O bezerro de ouro e a adoração a Baal, sim, mas o que isto te a ver com carros velozes e um tipo de música como o rock?"
     Um ídolo não tem que ser um objeto de culto religioso. É qualquer coisa que alguém deseje acima de Deus e de sua vontade para a nossa vida.
     Conhecemos o mal que Israel cometeu. Mas, em nossa sociedade, a idolatria vem de formas mais sutis. Em vez de um bezerro de ouro, as pessoas são seduzidas por um CARTÃO DE CRÉDITO OURO. Em vez de Baal, adoram desportistas, intelectuais e artistas, imitando o estilo de seus cortes de cabelo e até dos seus sapatos. Em vez de prostitutas do Tempo, alguns são seduzidos por modelos em revistas masculinas, cantoras e dançarinas, e pelo sexo explícito que a TV leva para dentro dos lares. Então, os cartões de crédito, esporte e o sexo são errados? Claro que não. Todas essas coisas têm o seu devido lugar. O problema consiste em valorizá-las demais e usá-las de maneira errada, em amar uma pessoa ou coisa mais do que a Deus; isto é idolatria.
     Porque a idolatria é tão ruim? Por que Deus a odeia tanto?
     Em primeiro lugar, adorar um ídolo é um insulto ao Deus verdadeiro. Além disso, degrada-nos. Diminui nosso valor e nossa capacidade emocional e intelectual. Fomos criados à imagem de Deus, com a oportunidade de, através de jesus Cristo, conhecê-lo e ter um caráter parecido com o dEle. Quando alguém adora um ídolo, estabelece um alvo muito baixo para a sua vida. Fica com uma falsificação, em vez de ficar com o DEUS VERDADEIRO. No Salmo 115.8, é dito: "Tornem-se semelhantes a eles (aos ídolos) os que os fazem e todos os que neles confiam". Em outras palavras, a pessoa se torna parecida com o que adora.
     Devemos pensar seriamente antes de darmos a nossa lealdade a alguém. A pessoa que você admira é um exemplo digno? É um cris~tao? Seu estilo de vida reflete os valores cristãos? Muitos frequentemente, os ídolos dessa sociedade são o oposto de Cristo - pagãos, blasfemos, obscenos, egocêntricos. Tenha cuidado, você se tornará semelhante ao que ou a quem adora.
     Em segundo lugar, a idolatria é com frequência sutil e difícil de detectar. Pense em um namorado que você tem ou teve (ou em um que você gostaria de ter). Geralmente, o relacionamento começa bem; fisicamente, vocês estão sobre controle; emocionalmente, um faz com que o outro se sinta melhor; espiritualmente, vocês se edificam. Mas, com o passar do tempo, se não houver temor e dependência de Deus, ficará cada vez mais difícil manter o desejo sob controle... se vocês começarem a depender um do outro em um nível que não é saudável, o crescimento espiritual diminuirá, chegando a uma velocidade de ZERO QUILÔMETRO POR HORA. Por quê? Embora possa haver muitas razões, frequentemente porque vocês (talvez sem intenção) tenha colocado o relacionamento em primeiro lugar, cometendo um tipo de idolatria. Se vocês se colocaram antes de Deus, prejudicarão o relacionamento que cada um tem com Ele, e isto também será desastroso para o casal. Se isso ocorrer, a confissão e o arrependimento poderão acertar as coisas; mas se o relacionamento estiver muito deformado, talvez vocês tenham de terminar. A idolatria tem um modo de entrar furtivamente e destruir áreas de nossa vida, da mesma maneira que o câncer destrói o organismo humano. Devemos guardar-nos do veneno da idolatria.
     Finalmente, a idolatria rouba a Deus.
     Ninguém que tenha as suas células cerebrais em perfeito funcionamento o faria conscientemente. Quando amamos alguém ou alguma coisa mais do que a Deus, nós o roubamos em relação à adoração e à lealdade que por direito pertencem somente a Ele. Em Êxodo 20.4.5, Deus diz: "Não farás para ti imagem de escultura [...] porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso". Somente Ele é digno do nosso amor e confiança. A história está repletas de pessoas que querem ser "deuses", mas há somente um Deus que se fez homem para nos salvar. Não cometa idolatria! Dê a sua devoção ao Deus que o amou o suficiente para entrar a cruz por você.

Jesus ressuscitou, e intercede por você, adora somente a Ele!


(retirado da Bíblia do estudante - aplicação pessoal, pág. 840)

Nenhum comentário:

Postar um comentário