Em nossos dias muito se ouve falar e é dada demasiada atenção ao fator beleza. Segundo o dicionário Aurélio, beleza é qualidade daquilo que é belo, bonito, ou seja, algo que alegra quando se encontra, e quem não gosta de ver algo bonito? Pode ser considerada também uma forma de higiene pessoal e até de saúde porque todos gostam de parecer bem. A indústria de cosmético no Brasil tem se tornado de grande rentabilidade e seu faturamento chega a milhões fazendo com que nossa economia tenha bom desenvolvimento. Tendo como slogan: ética e estética. E para isso a pesquisa torna-se forte de forma a serem usados vários tipos de plantas e flores em geral, tudo para que as pessoas se tornem belas e isso agrada a todos. Imaginamos se não existissem os cosméticos e toda sorte de perfumes, então graça a este setor industrial parece que todos ou quase todos vivem a beleza quando não estão à procura.
Beleza - como ela é, e onde está? Creio que o(a) leitor(a) já tenha a resposta e então dirá: “beleza é uma mulher bem maquiada, com formas perfeitas e quanto mais recurso dispuser mais ficará bela e bonita”, o que o mundo atual entende por beleza é isso, mas a verdadeira beleza que vai além do bonito e chega a ser lindo, ela brota do interior. É claro que estas linhas não foram escritas para contrapor os cuidados que devemos ter com nossa pele e corpo em geral, afinal do que se cuida se tem por mais tempo! Mas sim, poder transmitir a todos que a essência da beleza deve brotar de dentro, ou seja, antes de ter a oportunidade e o prazer de desembolsar valores para poder mostrar uma beleza que fica exposta por tempo limitado, presa por cremes e atrás de um caríssimo óculos de sol pode-se sem custo demonstrar com atitudes e ações que por certo encantarão muito mais e trará benefícios a outros. Até porque vimos grande incentivo por meio de uma sociedade faminta de amizade dizendo que devemos ajudar para sermos ajudados. As atitudes que expressam que uma pessoa é portadora da beleza é responder com um sorriso a um olhar sincero ou um cumprimento de bom dia ou boa tarde, talvez um simples oi, que pode a princípio parecer inútil, mas é capaz de mudar o dia de quem o recebe. Também não há problema se é segunda ou sexta – feira, esta beleza perdura sempre.
Ser possuidor de um BMW, andar com o jeans mais caro do mercado e com rolex, morar em uma cobertura de um bairro nobre não é sinônimo de beleza. Isso não significa ter de se desfazer dos bens materiais, entretanto, estes não devem ser considerados mais importantes do que valores e qualidades de uma pessoa. A verdadeira beleza pode ser demonstrada em qualquer lugar e a qualquer momento não dependendo de fatores externos. A bíblia diz que a alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida (Provérbios 15.13), dessa forma entende-se que beleza não é algo que se adquire ou modificações padronizadas com o objetivo de encaixar-se num modelo específico, mas sim, o reflexo de um interior alegre e satisfeito.
Pensemos nisso...
Pr. João Januário
Nenhum comentário:
Postar um comentário