Jovens Marcados por Deus

Sejam Bem Vindos ao Blog dos jovens Marcados Por Deus.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Jejuns novos:



Facebook, televisão, refrigerante...
  
      Você tem para abrir mão deles?

     Nesta geração, cuja sociedade está cada vez mais hedonista e egocêntrica, é fácil entender porque a privação do jejum, infelizmente, parece ter ficado no passado, não é mesmo? A boa notícia é que "só parece"! Como Deus sempre conserva joelhos que "não se dobram a Baal" (1Rs 19.18), existe um grupo resgatando com fervor essa prática antiga, e até mesmo trazendo novas "roupagens". O jejum bíblico de alimentos ainda é comum, mas há outros que, embora possam ser considerados inusitados, vêm conquistando e abençoando inúmeros adeptos. Jejum de televisão e de Facebook são alguns deles. O que pode parecer engraçado é na verdade um propósito sério de buscar o morrer da carne com a abstinência e o crescer do espírito com a oração e a leitura da Palavra.
     Lidiane Oliveira (20) era viciada em celular e escolheu o jejum de celular. Ela explica que passava praticamente o dia inteiro conectada e acessível: era nas redes sociais, aplicativos, sms, e é claro, telefonando. "Ficar sem ele era 'o fim'. Por isso, a tarefa de ficar off-line foi um verdadeiro desafio", conta. "Fiz por uma semana, simplesmente por perceber que issoocupava muito tempo que poderia ser usado com Deus e com a minha família! Foi difícil, mas valeu a pena".
    Já Camila Scaioni (23), escolheu ficar longe de um famoso refrigerante de cola que era seu vício. "Era viciada nele, tomava todos os dias. Mas, oferta que não tem sacrifício também não tem valor e Deus me honrou", afirma.
   
 Jejum convencional está ultrapassado?

    Apesar da polêmica em torno do assunto, se é válido ou não esses jejuns "diferentes", podemos observar que, no período do profeta Isaías, o povo precisava lembrar que mais importante do que o formato era a motivação: a busca por agradar a Deus durante e também após esse período (Is 58.5-12).
    O líder de jovens da AD em Itaoca, RJ, pastor Carlos Pedro, explica que, na verdade, não existem novas formas de jejuar. O que existem são coisas novas em nossas vidas que podemos abrir mão em prol de estarmos mais próximos de Deus. "No livro de Daniel, o vemos fazendo jejeum de uma comida gostosa. Apesar de fora do convencional, sua renúncia foi aceita por Deus. Afinal, ele tinha cumprido o principal preceito: a motivação correta de agradá-lO".
   Segundo pastor Carlos, não se trata do jejum tradicional ter se tornado ultrapassado. Mas, assim como a cultura e rotina mdoerna mudaram, a maneira de diminuir e sbjugar a própria carne ganhou novas formas. Realmente, para muitos jovens, ficar sem comer por um determinado período não lhes é suficiente, então optam por uma maior abstinência para aperfeiçoar seu domínio.
    É o caso da Paula Costa (16) que por dois meses fez jejum total de guloseimas. Foram 60 dias sem doces, refrigerante, fast foods e tudo mais que a fizesse salivar. "Ao jejuar de meia noite ao meio dia, não entia dificuldade. Depois desse tempo estipulado sem comer, metia o pé na jaca, ou melhor, nos doces (risos). Quando entendi que o objetivo passa também por diminuir o poder da carne e de tudo aquilo que te domina, para dar ao Senhor o total governo da sua vida, passei a fazer esse, que realmente é mais difícil pra mim".

Jejum de Facebook

    Se você é daqueles "facebookeiros"de plantão, deve estar se perguntando: Será que alguém consegue mesmo ficar "quareeenta"dias sem dar uma espiadinha sequer no face? Se algo pelo menos parecido com isso passou pela sua cabeça, quem sabe não está na hora de você comprovar que isso é possível? Wesley Costa (16) chegava a passar mais de seis horas no site. "Tá muito difícil, mas também gratificante. Estou lendo  mais a Bíblia, orando mais, tendo mais experiências com Deus. Vi que não estou perdendo tempo, mas ganhando".
   Wesley diz ainda que todo jovem deveria fazer essa experiência para descobrir o quanto Deus e da vida como um todo é desperdiçado ao gastar tanto tempo no face. "Mesmo quando acabar, não vou voltar a usar do mesmo jeito. Vou reservar mais da metade do tempo que costumava passar lá para orar e ler a Bíblia", afirma.

Renata Santos
Fonte: Revista Geração JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário