Jovens Marcados por Deus

Sejam Bem Vindos ao Blog dos jovens Marcados Por Deus.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Igreja de Cristo

   Por favor marque a alternativa correta:

A Igreja é:

[ ] Um prédio onde pessoas que creem em Deus vão orar e adorar.
[ ] Um lugar onde somos informados sobre a vontade de Deus para nossa vida.
[ ] O local onde pessoas que tem a mesma fé compartilham seu conhecimento e suas experiências acerca do Reino de Deus, levando outras ao conhecimento da verdade.
[ ] O povo de Deus no mundo todo; aqueles que seguem a Jesus Cristo e o proclamam como Senhor e Salvador.

     A última resposta é a melhor. Mas a maioria sabe que as outras afirmações também são verdadeiras se tomarmos a palavra "igreja" como sinônimo de "templo". Mas em Mateus 16:18, é usado pela primeira vez o termo "igreja", no sentido de corpo espiritual de Cristo.
     Espiritualmente, é preciso entender que: a Igreja não é um edifício. Embora a Igreja cristã se reúna em um templo, não devemos achar que ela seja apenas um prédio. A Igreja é formada pelo povo aliançado com Deus pela fé em Cristo, pelas pessoas que obedecem aos mandamentos divinos. Não é o lugar onde nos reunirmos. Embora possamos dizer "vou à igreja", ao templo, é preciso ter a consciência de que estaremos nos reunindo como povo de Deus, com propósito de adoração, comunhão, instrução. 
     Em muitos países onde o cristianismo não é permitido, a Igreja não possui um templo onde possa reunir-se. Os crentes se encontram nas casas dos irmãos e em outros locais onde não serão perseguidos. Os primeiros cristãos também enfrentaram esse problema e agiam de forma semelhante, porque a Igreja não é o local onde a reunião acontece, e sim em as pessoas que forma o Corpo de Cisto. Onde quer que os cristãos se reúnam, aí está a igreja.
     A igreja (como templo) não é o lugar onde só as pessoas consideradas boas vão, para cuidar de sua vida espiritual. Vamos deixar bem claro: não há pessoas boas. Bom é Deus. Em se tratando de seres humanos, existem pecadores perdoados e pecadores não perdoados. A igreja não é para os "bons"; é para pecadores que foram perdoados adorarem a Deus por seu amor inefável, mas também para os que ainda não foram perdoados e justificados em Cisto buscarem o perdão de Deus. A igreja não é uma vitrine para expor santos; é um hospital para os pecadores.
     Vimos que, quando nos reunimos como Igreja, nosso propósito é louvar e adorar ao nosso Deus e agradecer-lhe por tudo o que tem feito por nós. Agradecemos e honramos ao Senhor porque Ele é: o Criador de todas as coisas, aquele que nos amou tanto que enviou o seu único Filho para morrer por [sic] em nosso lugar, a fim de que nossos pecados fossem perdoados e nossa comunhão com Ele fosse restaurada. Louvamos ao Senhor com nossa presença, nossas orações, nossa adoração, nosso dinheiro, nossa comunhão com os irmãos, ao pegarmos sua Palavra, e de inúmeras outras maneiras.
     A igreja não é uma instituição humana. Pelo modo como alguns que se dizem cristãos se comportam, é difícil perceber a diferente entre a igreja e um clube, onde as pessoas se reunam para se confraternizarem. Mas a igreja como templo é um lugar consagrado a Deus, é a Casa de oração, e do Senhor na terra. É a Igreja que proclama as Boas Novas de salvação em Jesus Cristo; anuncia e pratica a justiça divina, fazendo chegar o Reino de Deus ao pobres, rejeitados, sofredores, doentes, presos. É a Igreja que influencia a sociedade para o bem de todas as pessoas e para a glória de Deus . Ela exalta o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo diante de um mundo incrédulo. A igreja existe para cumprir os propósitos de Deus na terra.
     Nos Salmos 100.3, é dito: "Sabei que o Senhor é Deus. foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto". Como comunidade humana, a igreja não é perfeita, pois é constituída por pecadores perdoados, por seres limitados. Mas do ponto de vista espiritual, a Igreja é perfeita e pura, pois é constituída pelo povo de Deus, lavado e remido no sangue do Cordeiro imaculado. Ela tem poder conferido pelo próprio Senhor Jesus para ligar e desligar. É edificada sobre o SÓLIDO FUNDAMENTO das promessas e dos mandamentos de Deus, de modo que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela".


Texto retirado da Bíblia do Estudante - Aplicação Pessoal. p. 1094.

Nenhum comentário:

Postar um comentário