Jovens Marcados por Deus

Sejam Bem Vindos ao Blog dos jovens Marcados Por Deus.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Profeta Joel

Esequias Soares

     O texto não menciona o período em recebeu ele os oráculos divinos, algo diferente daquilo que fizeram muitos outros profetas, como Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oseias, Amós, etc. Ele simplesmente se apresenta como “filho de Petuel” (1.1). A data tradicional de sua composição é 835 a.C., mas os críticos liberais a questionam alegando que o livro não faz menção alguma de reis de Israel ou de Judá, nem o problema da idolatria.
     Eles acrescentam ainda que a frase: “em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém” (3.1) está associada aleatoriamente com o cativeiro babilônico, e com os do período de Filipe II, rei da Macedônia, pai de Alexandre, o grande. Assim, datam o texto como obra do ano de 350 a.C.
     Essas alegações são meras interpretações dos fatos, pois Joel era profeta de Judá e não é surpresa alguma a ausência do Reino do Norte em seus oráculos. Israel é mencionado três vezes, mas não como as dez tribos do norte, e sim, como a nação no fim dos tempos (2.27;3.2,16), pois os capítulos 2 e 3 são escatológicos. Há no seu livro um apelo nacional para jejum e santificação: “Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo. Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar” (2.16,17). A mensagem menciona o povo, os anciãos, os sacerdotes, os ministros do Senhor, mas não aparece a figura do rei porque se trata do período da regência de Joaiada, durante a infância de Joás (2 Rs 11.4; 2 Cr 23.1-11), e a idolatria não era o problema de Judá naquela época. Nada afirma nesses oráculos que o “cativeiro” (3.1) seja o babilônico, e não é, pois o contexto é muito claro em mostrar que se trata do retorno da segunda diáspora, que começou em 70 d.C. A presença dos gregos no v.6 não é impossível, visto que descobertas arqueológicas registram a presença helênica ali desde o século oitavo a.C.
     Os inimigos mencionados são os fenícios, “Tiro e Sidom” e a “Filístia”, (pelesheth) em hebraico (3.4[4.4]), egípcios e os edomitas (3.19), justamente os povos que na época era fortes e agressivos. Isso significa que a composição do livro aconteceu ainda num período em que a Assíria e a Babilônia não eram ameaças para Judá.

"Texto extraído da obra O ministério Profético na Bíblia: A voz de Deus na Terra, editada pela CPAD".

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ele ouve a tua oração

 

 Ezequias, rei e servo do SENHOR quando assumiu o trono, restabelece o culto de adoração a Deus, e fez o que era reto aos olhos do SENHOR.
                                                                                                                        2 Reis 20
  
 Ezequias durante o seu reinado fez tudo conforme a vontade de Deus, e era abençoado grandemente. Em determinado tempo Ezequias adoece e o SENHOR usa o seu profeta Isaías para entregar uma mensagem:
" Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverá".
Recebendo a mensagem Ezequias vira-se para a parede e ora, suplica a Deus, pede que ele lembre-se de quando ele andava na sua presença e era reto, perfeito de coração aos seus olhos.
Isaías ia saindo do meio do pátio do palácio, veio novamente a ele a palavra do SENHOR dizendo:
"Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai:
Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR".
    Meus queridos, lavados e remidos no sangue do Cordeiro, mesmo sendo filhos sofremos tribulações, lutas, enfermidades, e somos provados todos os dias para que o nome de Deus seja glorificado. Queridos, o nosso Deus não se esquece do seus filhos, Ele é fiel na sua palavra.
  Em Números 23,19 "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"
  Em João 14: 13 e 14 "E tudo quanto pedirdes em meu nome Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei."
   Ezequias se arrependeu e pediu pela sua graça e alcançou favor de Deus; somos fracos,
mas Jesus Cristo nos fortalece, ele é vida, saúde, paz, amor e graça na nossa vida.

Que Deus vos abençoe.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Você pode definir felicidade?

Felicidade é você ouvir a mensagem de Deus; é saber que Jesus ama você.
Felicidade é você confiar em Jesus e receber dele perdão, paz e esperança.
Felicidade é ter certeza que Jesus é o melhor amigo de todas as horas e que compreende sempre você.
Felicidade é você andar no mesmo caminho que Jesus anda, ter a proteção e o conselho dele a cada passo.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição p/ Jovens

domingo, 28 de outubro de 2012

Eu e o Próximo

Geremias do Couto

“Não podemos estar bem com Deus enquanto estivermos cometendo injustiça contra o nosso semelhante”

Martyn Lloyd-Jones

[...] A dignidade do próximo

     Observa-se, para começar, que o Mestre manteve a mesma linha de pensamento [sobre o relacionamento digno com o próximo], mesmo quando passou a tratar de questões específicas no Sermão do Monte.
     Assim, por seis vezes, no capítulo cinco de Mateus, usou a expressão (ou parte) “ouviste que foi dito aos antigos” para reportar-se à forma legalista como os fariseus lidavam com os ditames da lei mosaica. Segundo a crítica exegética, a frase, no original, não questionava a lei em si mesma, mas o modo como os mestres religiosos de então a interpretavam.
     [...] O fariseus emprestavam à lei conotação estritamente jurídica, sem atentar necessariamente para a sua essência, chegando ao ponto de lhe incorporarem outros preceitos que desfiguravam os seus propósitos e a tornavam um jugo extremamente pesado. Este era o caso em relação ao direito à vida. Enquanto os fariseus viam a questão somente do ponto de vista legal em que o condenado pela morte de alguém sofreria a pena prevista, tornando-se réu de juízo, Jesus tratou do problema na origem, trazendo à tona as intenções do coração para reprovar qualquer comportamento agressivo contra o próximo.
     Percebe-se que na visão farisaica não havia lugar para que o delito fosse tratado à luz de suas verdadeiras causas. Bastava simplesmente a presunção da culpa para determinar a sentença punitiva, sem ao menos discutir os motivos que levaram o réu a tal ato. Sequer considerava-se o propósito maior da lei, que era prevenir qualquer tipo de transgressão contra Deus mediante a certeza de o infrator sofrer também o julgamento divino em razão da desobediência. Martin Lloyd-Jones viu a questão desta maneira:
     (...) o que eles [os fariseus] faziam de errado é que reduziam e confinavam as sanções às quais essa proibição estava associada a uma mera punição às mãos dos magistrados civis. “Quem matar estará sujeito a julgamento”. Nesse caso, “julgamento” indicava apenas o juízo baixado por algum tribunal local.
     E o resultado de tudo isso é que eles meramente ensinavam: “você não deve cometer homicídio, porque se o fizer, correrá o risco de ser castigado por um magistrado civil” (Martin Lloyd-Jones, Estudos no Sermão do Monte (Editora Fiel), p.207).
     Essa concepção distorcida, como se vê, retirava da lei o seu verdadeiro sentido e reduzia a importância do relacionamento com o próximo a um simples ato jurídico que se preocupava apenas em punir nos casos em que houvesse morte. Mas, segundo a ótica do Mestre, tirar a vida de outrem é a consequencia desastrosa final de um processo que pode ter-se iniciado bem lá atrás, com uma agressão verbal aparentemente de pouca monta. Em outras palavras tem tudo a ver com a maneira como nos relacionamentos com os nossos semelhantes e com a santidade do coração.
     Por isso, o Senhor fez questão de deixar claro que o espírito da legislação mosaica ia além da morte física, pois há também o assassínio psicológico. É aquele em que, mesmo não havendo o trágico desenlace do homicídio, a vida moral do próximo é destruída sem dó nem piedade mediante toda a sorte de injúria, calúnia e difamação. É quando, na hora de optar entre o interesse pessoal e o comunitário, nem se cogita da segunda hipótese. Ao contrário, tudo é válido com o fim de assegurar os privilégios pessoais, inclusive sonegar o direito do próximo, nem permitir-lhe o justo acesso aos meios de sobrevivência.
     Desde que não seja eu, os outros podem até morrer, mesmo vivendo.

"Texto extraído da obra A Transparência da Vida Cristã, editada pela CPAD".

sábado, 27 de outubro de 2012

Hãn??

RENÚNCIA - VONTADE DE DEUS - AMOR - GRATIDÃO - COMPANHEIRISMO - AFEIÇÃO - SINCERIDADE - SOLIDARIEDADE - CONVIVÊNCIA - PARCEIRAGEM - AMIZADE - PAIXÃO - PAZ - SORRISO - DEMONSTRAÇÃO - EQUIDADE - SABEDORIA - LEITURA - PALAVRA - ESPÍRITO SANTO - LOUCURA - DEUS - MEDO - ESPERANÇA - FÉ - JESUS - DIAS - NOITES - SENSAÇÕES - TEMPLO - CORPO - MISSÃO - CUMPRIMENTO - FASES - PROVAS - FICAR EM PÉ - ANDAR - CORRER - CAMINHAR - BERRAR - MANSIDÃO - POVO - JERUSALÉM... (difícil ter todas e não ter nenhuma)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O que uma música não faz.

   





      Neste domingo (21/10/2012) voltando com alguns amigos de Bombinhas, estávamos conversando e de repente de fundo estava tocando uma música nova do Fernandinho, uma jovem parou a conversa e disse: "Retorna essa música para eu poder ouvir, por favor?" Eu de prontidão voltei a música e a deixei tocando. Naquele momento todos decidiram parar a conversa e ouvir a música, apreciá-la na presença do Espírito Santos. Tolo, não sabia eu que essa era a vontade de Deus de me surpreender naquele momento. Parei e junto com todos ouvi aquela música como nunca antes na minha vida. A presença de Deus me fez sentir algo tão novo na minha vida espiritual, e a lágrima foi uma demonstração que Tu Deus estava ali comigo e mais uma vez mostrou seu amor por mim, e me fez desistir de tudo que estava pensando na volta de um retiro.
     Muitos esperam para um profeta colocar a mão na cabeça e receber algo dos céus, e esquecem que Deus está em todo lugar, esquecem de abrir a bíblia e ouvir tudo que Deus tem pra nos dizer. Hipócritas e sem anseio pela presença de Deus. Saiba que Deus vai sim te surpreender sempre que estiveres nos caminhos do Senhor, saiba que Ele pode te pegar onde você estiver, basta abrir teu oração e conversar com Ele. Parece muito, mais é o que Deus quer de nós, que abrimos nossos lábios, que o adoramos, que conversamos com Ele como conversamos com nossxo, escute e creia que ela vai falar com você também.

     A Paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja com cada um de vós.


Valmor Simas Junior

Só mais uma lágrima - Suellen Lima

     Estava lendo a palavra de ontem, por um autor desconhecido, e quando entrei no carro esperando a minha esposa terminar de se arrumar para irmos no culto, ligo o rádio e está tocando esse hino e achei tremendo.
     Se você tiver a última lágrima espera em Deus que Ele vem te consolar, o choro pode durar uma noite mais a alegria vem no amanhecer.
     SÓ MAIS UMA LÁGRIMA!


Boa quarta-feira a todos.
Leonardo Cunha

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pode tudo me acontecer.

O que fazer quando todos viram as costas pra ti?
e o mundo abre milhões de portas para entrares?

    Momento difíceis todos nós passamos, problemas pessoais, familiares, profissionais. O problema começa a ocorrer quando tudo chega junto e você chega a pensar em desistir de tudo, pensa que melhor seria se você nem tivesse nascido ou que tirar-lhe a vida seria a melhor das opções.
    Amigos te viram as costas quando você mais precisa de um ombro pra desabafar, simplesmente param de falar contigo e você fica sem saber o porque, a dor corrói o coração do homem, a incerteza desperta pensamentos insanos.
      A família em vez de te apoiar por estar sempre presente na igreja é a primeira sempre a criticar tuas atitudes e dizer que não serves para estar lá, pois não consegues ser perfeito e tudo é motivo de contrariedade. Quem disse que sou perfeito? Vivo em busca da perfeição, não estou nem perto de ser um. Meu Jesus morreu por mim pecador.
     A vontade de largar tudo e sair sem rumo supera todos os pensamentos. Sair de casa, arrumar um emprego e deixar teus sonhos, família e tudo para trás em busca de fugir de tudo que está acontecendo. Simplesmente a vida parece não ter saída, tudo leva a crer que esse é teu fim. Lutas materiais, espirituais são cada vez mais frequentes, preciso respirar, preciso anunciar boas novas, preciso da presença de Deus pra me ajudar.
     Ser criticado por tudo e por todos é algo quase que certeiro, principalmente quando tas em busca de adoração e de uma intimidade maior com Deus. O amor de Deus não te deixa abandonar o barco, não te deixa sair dos caminhos do Senhor. Você começa a lembrar de tudo que Jesus passou por ti e teu coração começa a ficar mais leve, mais cheio de esperança. Quando penso que estou forte, fraco eu estou, mais quando reconheço que sem ti eu nada sou, alcanço os lugares impossíveis, me torno um vencedor. 
     A maior certeza de tudo é que um dia vou morar no céu contigo Papai. A maior certeza é que todos podem estar contra mim, mais sei que Deus jamais vai me abandonar. Pode o inferno se mexer, em ti eu sei Senhor, que tenho repouso. Afinal de contas, a maior certeza de que sou escolhido é que tenho essas lutas diárias, essa vontade de desistir, mais maior é Tu que estás comigo, minhas forças são tuas forças, meus pensamentos são teus pensamentos, teu querer vai ser o meu querer.
     Amor maior que esse não há, é por isso que eu renuncio tudo, é por isso que eu busco esquecer do mundo lá fora e me voltar mais uma vez para Ti Deus.
     Pode tudo acontecer, pode tudo me abalar, a carne é fraca, os desejos são enormes e tentam me engolir, mais lembro que sou o templo do teu Espírito Santo, e puro eu quero estar pra ti Senhor. Tua palavra diz que no mundo teremos aflições, mais que devemos ter bom ânimo, pois Tu, ó Pai, vencestes o mundo (João 16:33). Tenho a paz que só em Ti consigo encontrar. Que assim sejam meus dias futuros, que assim sejam meus pensamentos, sempre voltados para Ti.

Autor desconhecido.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pequenas ações, grandes reações...

 Quando obstinadamente nos apegamos a Deus numa época de dificuldades, ou quando simplesmente oramos, poderão estar envolvidas muito mais coisas do que imaginamos. Requer-se fé para crer nisso, e fé para acreditar que jamais somos abandonados, não importa quão distante Deus pareça estar.

Philip Yancey

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atos dos Apóstolos

     Os jovens Marcados por Deus estão estudando o livro de Atos dos Apóstolos para um debate, e toda quarta-feira é dia de lembrá-los de estudar. Então lá vai mais um tópico sobre Atos, Características Especiais.
     Nove principais destaques assinalam o livro de Atos.
  1. A igreja. Atos revela a origem do poder da igreja e a verdadeira natureza da sua missão, juntamente com os princípios que devem norteá-la em todas as gerações.
  2. O Espírito Santo. A terceira pessoa da Trindade é mencionada cinquenta vezes; o batismo no Espírito Santo e o seu ministério outorgam poder (1.8), ousadia (4.31), santo temor a Deus (5.3,5,11), sabedoria (6.3,10), direção (16.6-10), e dons espirituais (19.6).
  3. Mensagens da igreja primitiva. Lucas revela com habilidade os ensinos inspirados de Pedro, Estêvão, Paulo, Tiago, e outros, apresentando assim um quadro da igreja primitiva não encontrado noutro lugar do NT.
  4. Oração. Os cristãos primitivos dedicavam-se às orações com regularidade e fervor, que, às vezes, duravam a noite inteira, produzindo resultados maravilhosos.
  5. Sinais, maravilhas e milagres. Estas manifestações acompanhavam a proclamação do evangelho no poder do Espírito Santo.
  6. Perseguição. A proclamação do evangelho com poder dava origem à oposição religiosa e/ou secular.
  7. A ordem judaica/gentia. Do começo ao fim de Atos, o evangelho alcança primeiro os judeus e, depois, os gentios.
  8. As mulheres. Há menção especial às mulheres dedicadas à obra contínua da igreja.
  9. Triunfo. Barreira alguma nacional, religiosa, cultural, ou racial, nem oposição ou perseguição puderam impedir o avanço do evangelho.

"Texto extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal".

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Você tem sede?

    
    Chegou [Jesus], pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José;
 achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta.  Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá- me de beber.
 Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)
 Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva.  Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?  És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?. Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la. Jo 4. 5 - 15.
   
      Muitas funções espirituais se assemelham às funções físicas. Nosso corpo sente fome e sede; o mesmo ocorre à nossa alma. A diferença é que a nossa alma precisa de comida e bebida espiritual. A mulher samaritana confundiu os dois tipos de água, talvez porque ninguém lhe tivesse falado sobre a fome e a sede espirituais. Não pensamos em privar nosso corpo de comida e água quando este sente fome e sede. Por que então privaríamos a nossa alma? A Palavra viva, Jesus Cristo, e a Palavra escrita, a Bíblia Sagrada, podem satisfazer a nossa alma faminta e sedenta.
     A mulher samaritana erroneamente creu que se recebesse a água que Jesus lhe ofereceu, não teria que retornar à fonte todos os dias. A príncipio, ela se interessou pela mensagem de Jesus porque pensou  que sua vida seria mais fácil. Mas se a vida fosse sempre assim, as pessoas aceitariam a mensagem de Cristo por razões erradas. Cristo não veio para afastar os desafios, mas para mudar-nos interiormente e capacitar-nos a lidar com os problemas de acordo com a perspectiva de Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal - CPAD


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Porque sofremos?

   
   Não são poucas as vezes em que nos deparamos pensando no porquê do sofrimento. Servimos a Deus, temos a verdadeira alegria, mas muitas vezes enfrentamos situações que nos entristecem. O que vem imediatamente como resposta são as palavras de Jesus dizendo: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16.33). É uma mensagem maravilhosa, capaz de acalmar o coração, mas ainda assim, muitas vezes a interrogação perdura - Porque temos aflições?
     Ao nos criar Deus tinha como objetivo formar seres que o adorasse, considerando isso, entendo que sofremos para que Deus seja glorificado através do nosso sofrimento. Você pode estar pensando: Então Deus é egoísta, pois nos faz sofrer em seu benefício.  Perceba entretanto, que raramente aprendemos algo nos momentos alegres e prazerosos da vida. Não paramos para refletir e não reservamos tempo a sós com Deus quando tudo está a mil maravilhas. Daí a necessidade das aflições, se buscamos incenssantemente sermos melhores na vida espiritual, precisamos aceitar de forma pacífica as aflições que nos sobrevém. Elas são nada menos que ensinamentos de Deus pra nós, e quando aprendemos com Ele, ficamos melhores como seus servos, isso nos dá prazer e consequentemente glorifica a Deus. Dessa forma, o que glorifica a Deus não é o sofrimento em si, mas o prazer e a satisfação espiritual que ele gera.
    Em meio às aflições da vida, não questione, apenas entenda que é necessário para seu amadurecimento e louve a Deus por tudo, em todo tempo.

Cássia de Oliveira
 

domingo, 14 de outubro de 2012

Os amados de Jeová

Esequias Soares

     1. Israel recusou muitas vezes o chamado de Deus. ... como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins... (v.2). A BHS [Bíblia Hebraica Stuttgartensia] traz uma variante mipanay hem, o termo panay significa “minha face”. É o que encontramos na LXX: ek prosopou mou. A NVI [Nova Versão Internacional] e a VR [Versão Revisada de Acordo com os Melhores Textos Hebraico e Grego] também seguiram essa linha, usando o pronome da primeira pessoa: “mais eles se afastavam de mim”.
     O que o profeta está dizendo é que quanto mais Jeová os chamava para junto de si, mais eles se distanciavam, oferecendo culto aos baalins, às imagens de escultura. As versões ARC, ARA, TB colocaram o pronome na terceira pessoa. Dessa forma significa que quando mais Jeová enviava profetas para chamar o povo ao arrependimento, mais os filhos de Israel os rejeitavam. Efraim estava profundamente comprometido com os baalins.
     2. A proteção de Jeová. ... eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os pelos seus braços... (v.3). Oseias retorna às origens. Quando tudo começou, Israel estava no Egito. No deserto Jeová ensinou a seu povo como uma mãe ensina a seus filhinhos a dar os seus primeiros passos. Qual pai que se cansa de ensinar a seus filhinhos a darem os primeiros passos?
     Apesar das murmurações, dos queixumes e de falta de gratidão, eles estavam aprendendo e eram amados de Jeová.
     ...tomei-os pelos seus braços, mas não conheceram que eu os curava (v.3). Essas palavras revelam a ternura do amor paterno de Jeová pelo seu povo.
     Muitas vezes Jeová tomou Israel em seus braços para alimentá-lo e para defendê-lo. Jeová sustentou com o pão que eles não conheceram (Dt 8.3), deu de beber águas da rocha (Êx 17.7). Derrotou e arruinou o Egito e todos os povos que se levantaram contra Israel, como os amalequitas (Êx 17.13). Assim foi ao longo de sua história, mesmo depois de sua entrada em Canaã. Não entenderam que era Jeová que os curava quando ficavam enfermos (Êx 15.26).

"Texto extraído da obra Oseias: A restauração dos filhos de Deus. Editada pela CPAD".

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Versículo do dia.

"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há e que é o Senhor do céu e da terra não mora em templos feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, porque ele não precisa disso! Ele mesmo dá a vida e a respiração a tudo, e satisfaz todas as necessidades que existem. Ele criou, partindo de um só homem, todas as pessoas do mundo, e espalhou as nações pela face da terra. Ele determinou previamente qual delas se levantaria e qual cairia, e quando. E determinou as fronteiras das nações. O seu objetivo em tudo isso foi que eles buscassem a Deus, e andassem ainda que tateando em sua direção, para encontrá-lo, embora ele não esteja longe de nenhum de nós. 'Porque nele nós vivemos, e nos movemos, e existimos', como diz um dos próprios profetas a vocês: 'Nós também somos descendência dele'."
(Atos 17: 24-28)

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A máscara da alegria.

     Fantasia, ilusão, busca desesperada pelo prazer. Milhares de pessoas nas ruas, nos salões e nos bares. Mara sabia muito bem o que significa tudo isso. Durante anos ela vivou assim, desrespeitando qualquer limite, experimentando de tudo, vivendo intensamente. Mas depois dos dias de muita folia e loucura, nos salões de baile e nos bares, restavam somente as cinzas - aquela sensação sentida principalmente após o carnaval.
     A realidade de Mara é a de muitas pessoas: o vazio de sempre, a falta de um significado maior para viver. Entretanto, ela, como muitos, pensava que tudo podia ser pior. Afinal, quantos acidentes, tragédias e crimes aconteceriam com outras pessoas naqueles poucos dias de carnaval? Ela, pelo menos, estava inteira. Mas só não havia parado para pensar sobre uma regra bíblica que rege todas as coisas. Qual?
Não vos enganei: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6.7)
     Certo dia, Mara se viu como realmente era - sem a máscara da "alegria". Solitária, deprimida e doente. Todo o seu ser (corpo, alma e espírito) estava em frangalhos. Sentiu que tinha de tomar uma decisão urgente e definitiva. Lembrou-se do que se alguém um dia lhe dissera: "Deus ama você, e só Ele pode lhe dar a verdadeira alegria, aquela que permanece real em sua vida, sejam quais forem as circunstâncias".
     Ela, então, resolveu dar um basta naquela vida sem sentido e fez de Cristo o seu tudo. Recebeu-o como Senhor e Salvador pessoal. E hoje não precisa mais recorrer a fantasias e ilusões passageiras para ter a autêntica alegria. E você, o que está esperando para tomar esta decisão?
     A Palavra de Deus diz: "Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia". (Provérbios 27.1)
    Caro amigo, o Senhor Jesus Cristo um dia fez um convite muito especial a todas as pessoas do mundo: "Se Alguém está com sede, venha a mim e beba. Porque as Escrituras declaram que rios de água viva correrão no íntimo de todo aquele que crer em mim". (João 7.37,38)
Por que não atender a esse convite agora?

by CPAD

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Atos dos Apóstolos

continuação...

     Propósito

     Lucas tem pelo menos dois propósitos ao narrar os começos da igreja. (1) Demonstra que o evangelho avançou triunfalmente das fronteiras estreitas do judaísmo para o mundo gentio, apesar da oposição e perseguição. (2) Revela a missão do Espírito Santo na vida e no papel da igreja e enfatiza o batismo no Espírito Santo como a provisão de Deus para capacitar a igreja a proclamar o evangelho e a dar continuidade ao ministério de Jesus. Lucas registra três vezes, expressamente, o fato de o batismo no Espírito Santo ser acompanhado de enunciação em outras línguas (2.1-4; 10.44-47; 19.1-6). O contexto destas passagens mostra que isto era normal no princípio da igreja, e que é padrão permanente de Deus para ela.

     Visão Panorâmica

     Enquanto o evangelho segundo Lucas relata "tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar" (1.1), Atos descreve o que Jesus continuou a fazer e a ensinar depois de sua ascensão, mediante o poder do Espírito Santo, operando em, e através dos seus discípulos e da igreja primitiva. Ao ascender ao céu (1.9-11), a última ordem de Jesus aos seus discípulos foi para que permanecessem em Jerusalém até que fossem batizados no Espírito Santo (1.4,5). O versículo-chave de Atos (1.8) contém um resumo teológico e geográfico do livro: Jesus promete aos discípulos que receberão poder quando o Espírito Santo vier sobre eles; poder para serem suas testemunhas (1) em Jerusalém (1-7), (2) em toda a Judéia e Samaria (8-12) e (3) até os confins da terra (13-28).
     Nos capítulos 1-12, o centro principal irradiador da igreja é Jerusalém. Aqui, Pedro é o mais destacado instrumento usado por Deus para pregar o evangelho. Nos capítulos 13-28, o centro principal de irradiação passou a ser Antioquia da Síria, onde o instrumento de maior realce nas mãos de Deus foi Paulo para levar o evangelho aos gentios. O livro de Atos termina de modo repentino com Paulo em Roma aguardando julgamento perante César. Mesmo com o resultado do referido julgamento ainda pendente, o livro termina de modo triunfante, estando Paulo prisioneiro, porém cheio de ânimo e sem impedimento para pregar e ensinar acerca do reino de Deus e do Senhor Jesus (28.31)

"Texto extraído da Bíblia de Estudo PENTECOSTAL".

Quero te convidar para o debate dos jovens MPD no dia 26 de outubro às 21h 30min sobre o livro dos Atos dos Apóstolos no templo da Assembleia de Deus nos Fundos de Biguaçu.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Porque temos de morrer?


     Num dia de finados, uma garotinha que fora ao cemitério de Caju, no Rio de Janeiro, visitar o túmulo da avó, perguntou à sua mãe: "Mamãe, por que a gente tem de morrer?" Por mais que tentasse alinhavar as palavras, a mulher não conseguiu dar uma resposta satisfatória à filha. E, assim, sem entender por que o ser humano tem de morrer, ambas choraram ante o túmulo do ente querido.
     O que a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, tem a dizer sobre esta pergunta?

     Que morte é consequência do pecado. Deus não criou o homem para que este viesse a morrer. No entanto, por causa do pecado, a morte entrou no mundo, passando a vitimar, indistintamente, homens, mulheres e crianças. O pecado de Adão, o primeiro ser humano, foi transmitido a toda a sua descendência. 
     Para que ninguém pense que a morte é uma injustiça da parte de Deus, a Palavra de Deus enfatiza de modo claro essa verdade: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". (Romanos 3.23)
     A morte que acabou com a morte. Bem, agora você já sabe por que a gente tem de morrer, há outra importante notícia para você: Jesus Cristo veio ao mundo para destruiu a maldição da morte. Depois do pecado de Adão, não apenas morte física entrou no mundo; todos os seres humanos ali mesmo foram condenados à morte espiritual: separação de Deus - que se tornará uma separação eterna para aqueles que rejeitarem a obra de Cristo na cruz.
    Entretanto, a Palavra de Deus diz: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16).
Sim, Jesus morreu na cruz para que você e eu tivéssemos a vida eterna.
     A morte de Cristo acabou com a morte! Ele a venceu, ressuscitando ao terceiro dia. Para que você possa desfrutar a vida eterna, só lhe é necessária uma coisa, uma única coisa: aceitar a Jesus Cristo como o seu único e suficiente Salvador. Ele é a ressurreição e a vida!

by CPAD

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Você conversa com as paredes??

"Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. (Jr 29.13)"

     Você certamente já passou por algum momento na sua vida em que tudo parecia dar errado, nas suas orações, por mais que você soubesse que Deus estava ao seu lado ao mesmo tempo ele parecia estar tão distante, quando você orava parecia que Deus não estava ali pra te ouvir, e você pensava estar falando com as paredes.
      Quem sabe você esteja passando por esse momento agora, mas vou lhe contar uma experiência 
que eu tive com Deus semana passada...
      'Num domingo a tarde (30/09), eu estava conversando com o Kalixton (JMPD) no facebook, e ai, começamos a compartilhar algumas de nossas experiências um com o outro, sobre como éramos, o que fazíamos pra Deus, falamos também sobre o tempo em que ficamos afastados da igreja, nas vontades de jogar tudo pro alto e "curtir" a vida... E ficamos pensando, por que não voltar ao primeiro amor? Dar o nosso melhor e buscar a Deus como nunca buscamos antes.. Dai então, decidimos fazer uma campanha para conhecer uma nova dimensão de Deus, dar o nosso melhor e deixar que Deus, a partir daquele dia nos desse uma direção. E pedimos uma confirmação pra Deus sobre essa campanha no culto a noite, que seria culto dos Jovens Marcados por Deus. Fomos para o culto, e foi uma benção, saímos de lá surpresos, pois a pregação foi a confirmação que tínhamos pedido a Deus.
     Durante a semana eu comecei a ficar com um aperto no peito, sem vontade de ir aos cultos, enfim, já estava sem força pra continuar...
     Na sexta-feira (05/10) teve um culto no ponto de pregação no bairro Jardim Carandaí, e eu não fui. Depois do culto, teria ensaio em nossa congregação, mas ao invés do ensaio fizemos uma oração, no final fui conversar com o Leonardo e com a Francielle (líderes dos JMPD) sobre a situação que eu estava passando e o Leonardo disse que a pregação no jardim Carandaí foi justamente sobre isso, se você tem problemas, dificuldades, sente vontade de desistir, não fique triste, se alegre e com toda sua força, clame a Deus e agradeça, pois querer parar, sentir vontade de desistir é uma forma de ter a certeza que Deus escolheu você!
     E sábado comecei a pensar em tudo o que eu já havia passado até aqui e em todas as promessas de Deus pra minha vida, foi onde eu percebi que eu não estava sozinha, e conversando com Deus, buscando a Ele com todo o meu coração pude encontrá-lo...'
     Ei, Deus tem planos pra sua vida, ele te escolheu, ele quer VOCÊ!

Valéria Gonçalves (JMPD)

domingo, 7 de outubro de 2012

O ministério profético em o Antigo Testamento.

     Prezado amigo (a), vamos iniciar um novo trimestre em Lições Bíblicas. O tema é “Os Doze Profetas Menores: Advertências e consolações para os dias de hoje”. O objetivo dessa temática é estudar as mensagens dos Dozes profetas, considerados menores, a fim de analisar os desdobramentos e implicações dos seus ministérios.
     É urgente que nossas igrejas conheçam e compreendam as mensagens milenares desses profetas. Os temas são palpitantes! Por exemplo, veremos como os profetas lidavam com questões políticas e sociais no exercício de seus ministérios; e como esse processo pode influenciar a igreja contemporânea.
     O termo hebraico para profeta é nabi’ cujo significado etimológico mostra uma força de autoridade representativa . No livro de Deuteronômio 1.18b o Senhor afirma que o profeta [nabi’] declarará tudo que Ele [Deus] ordenar. Em Êxodo 7.1 nabi’ [profeta] tem o mesmo valor semântico de representação de autoridade. Em outras passagens como Êxodo 4.15,16; Jeremias 1.17a; 15.19; a palavra nabi’ [profeta] aparece no contexto de um mensageiro que fala em nome de um superior.5
     O ministério de profeta tem seu início em Moisés com a manisfestação clara do exercício profético no arraial israelita (Nm 11.25,26). A concepção da instituição divina de ministério profético é ratificada em Deuteronômio 18.9-22, onde a contraposição entre profeta e prognosticadores (encantadores, mágico, etc.) é feita com a promessa do surgimento do grande profeta em Israel (vv. 15-22): Jesus Cristo (At 7.37,38).
     No período monárquico, em Israel, aparecia a primeira escola de profetas (1 Sm 10.5,10). Isso introduz o papel importante que o profeta exerceria no período monárquico. Ele seria consultado pelos os reis como representantes de Deus para com o povo. Este profeta falaria ao rei através dos oráculos.
     Esse período para os profetas, em Israel, é marcado por respeito e reverência por parte da nobreza e do povo (1 Sm 16.4,5).
     No período da monarquia dividida, surge o então conhecido movimento de profetas em Israel que, em Teologia, chamamos tecnicamente de Profetismo.
     Esse movimento tinha o objetivo de restaurar o monoteísmo hebreu; combater a idolatria; denunciar as injustiças sociais; proclamar o Dia do Senhor, objetivando reacender a esperança messiânica outrora arrefecida.
     Esse movimento iniciou em Amós e encerrou, cronologicamente, em Malaquias 6.
     O período do profetismo foi caracterizado pelo sofrimento e marginalização dos profetas. De homens dignos e reverenciáveis passaram a “merecedores” de tratamentos dos mais indignos que um ser humano poderia ser submetido. Ir contra interesses escusos de lideranças religiosas e políticas, em Israel, significava sofrer, naquele período, as agruras inimagináveis. De fato, em relação a eles, o mundo não era digno (Hb 11.36-38).


"Texto extraído do site: www.cpad.com.br"

sábado, 6 de outubro de 2012

O quê você procura?

         Você tem procurado ser agradado por Jesus ou agradá-lo?

    Sirva a Deus pelo o que ele é e não pelo que pode te fazer, lembre-se que quando você o serve de coração, você não precisa correr atrás das bênçãos, elas são consequências...
Não se iluda com os "profetas" que vivem pregando prosperidade, pois o que leva ao céu é a salvação da alma.
Assim como o céu existe e está preparado para os fiéis, o inferno também é real e está " quentinho" esperando os dignos de lá estarem. 
 Se servir a Deus não é primazia em sua vida, você está perdendo tempo, está em cima do muro, está morno e Deus diz que esses serão vomitados de sua boca. Forte não?!

Pense nisso, não deixe que nada tire seu foco, seu objetivo de chegar ao céu e ouvir a gloriosa voz de nosso Senhor dizendo: Vinde benditos de meu pai, e recebeis por herançca o reino que vos está preparado desde  a fundação do mundo. (Mt 25. 34)

Cássia de Oliveira

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Relacionamento sem reservas...

             Se decidimos servir a Deus de modo incondicional, com reservas e restrições, quer consciente ou inconscientemente, ainda assim ele nos dará orientação, porém ela estará limitada por esses condicionamentos. Contudo, se estivermos dispostos a ir até às últimas consequências em nosso relacionamento com ele, entregando-nos por inteiro em suas mãos, a orientação pessoal que receberemos também será muito mais abrangente e variada.
             Isso significa que estamos lhe dizendo que desejamos, com nossa vida, influenciar todos os povos da terra para que o reino de Deus cresça cada vez mais, e que lhe damos "carta branca" para usar-nos como melhor lhe parecer.
                                                                                                                                Joy Dawson

Você quer ver a Deus?...

             ...Então olhe para as pessoas
             que pertencem a ele - Elas
          são o seu corpo. São o corpo
                           de Cristo.
                                             Philip Yancey

Pense nisso!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Atos dos Apóstolos

     Esse mês os jovens Marcados por Deus estudarão o Livro dos Atos dos Apóstolos para um debate na última sexta-feira do mês, então nas próximas quarta-feiras estaremos colocando alguns estudos sobre o livro, e hoje já começa com as “Considerações Preliminares”.

Autor: Lucas

Tema: A propagação triunfal do Evangelho pelo poder do Espírito Santo

Data: Cerca de 63 d.C.

Considerações Preliminares

     O livro de Atos, e de igual modo o Evangelho segundo escreveu Lucas, é endereçado a um homem chamado “Teófilo” (1.1). Embora nenhum dos dois livros identifique nominalmente o autor, o testemunho unânime do cristianismo primitivo e a evidência interna confirmatória dos dois livros denotam que ambos foram escritos por Lucas, “o médico amado” (Cl 4.14).
     O Espírito Santo inspirou Lucas a escrever a Teófilo a fim de suprir na igreja a necessidade de um relato completo dos primórdios do cristianismo. (1) “O primeiro tratado” foi seu Evangelho a respeito da vida de Jesus, e (2) o segundo foi seu relato, em Atos, sobre o derramamento do Espírito em Jerusalém e sobre o crescimento da igreja primitiva. Torna-se claro que Lucas era um escritor habilidoso, um historiador consciente e um teólogo inspirado.
     Atos abrange, de modo seletivo, os primeiros trinta anos da história da igreja. Como historiador eclesiástico, Lucas descreve, em Atos, a propagação do evangelho, partindo de Jerusalém até Roma. Ele menciona nada menos que 32 países, 54 cidades, 9 ilhas do Mediterrâneo, 95 diferentes pessoas e uma variedade de membros e funcionários do governo com seus títulos precisos. A arqueologia continua a confirmar a admirável exatidão de Lucas em todos os seus pormenores. Como teólogo, Lucas descreve com habilidade a relevância de várias experiências e eventos dos primeiros anos da igreja.
     Na sua fase inicial, as Escrituras do NT consistem em duas coletâneas: (1) os quatro Evangelhos, e (2) as Epístolas de Paulo. Atos desempenhou um papel substancial como elo de ligação entre duas coletâneas, e faz jus à posição que ocupa no cânon. Nos caps. 13-28, temos o acervo histórico necessário para bem compreendermos o ministério e as cartas de Paulo. O pronome “nós”, empregado por Lucas através de Atos (16.10-17; 20.5 – 21.18; 27.1 – 28.16), aponta-o como estando presente nas viagens de Paulo.



“Estudo extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal”

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Liberdade ou Libertinagem?

        O Brasil é considerado um país livre por vários aspectos, temos a liberdade de ir e vir, de expressão, de culto, e entre outras temos também a de voto, fazendo com que as pessoas de certa forma sintam-se donas de si mesmas. Isto faz dos brasileiros um povo livre, é claro, sendo que este direito nos é garantido constitucionalmente, mediante leis postas pelas autoridades competentes.
     Então, o que é liberdade? O que é ser um cidadão livre? Talvez seja uma pergunta um pouco sem sentido, pois todos que vivem em um país como o nosso sabe o que é ser livre. Mas este assunto desperta um pouco de curiosidade, pois muitos estão em dificuldades de diferenciar a liberdade da libertinagem.
        Liberdade é poder ir e vir, falar e opinar. Querer que nossas opiniões sejam aceitas ou pelo menos analisadas também faz parte da liberdade, porém o que mais podemos contemplar é uma sociedade vivendo uma verdadeira libertinagem, cujas ideias são impostas e quando as tais não são dignas de aceitação pode se ver muitos cabisbaixos e em verdadeiras reclamações. Outros usufruindo desta liberdade vão mais além e se tornam uns libertinos.
     O que é ser um libertino? São aqueles que se aproveitando da liberdade se acham donos da verdade e por falta de um bom senso de compreensão e até mesmo de educação passam a se portarem como se fossem os tais. É aí que entra a libertinagem, pois há uma tendência de quem está com a razão se pôr como “O tal”, fazem falcatruas e desobedecem as leis, (leis terrenas porque a divina já estão distante faz tempo).
       A libertinagem tira o direito do cidadão e este por sua vez, enganosamente pensa ser livre. A mesma vai de uma mentira na porta da escola ou ao cônjuge e estende-se até à pichação de um muro recém-pintado. Gastar o dinheiro para comprar uma lata de tinta ir debaixo de um viaduto prover anarquia, é menosprezar o direito público, pois tal ação vai além, implica em privação de  alegria. Sem contrariar os grafiteiros que são profissionais artísticos e em alguns casos a prefeitura autoriza desenhar tais locais. No caso da libertinagem podemos contemplar a falta de compreensão de uma geração que não sabe quem são e nem para aonde vão, o que deseja os libertinos? Ou que propósito de vida lhes convém? Esta perda de tempo para aproveitar da liberdade passa tão rápido que os que assim se portam logo terão que ensinar seus filhos e netos, dizer-lhes a seguir tais exemplos. Portanto a verdadeira liberdade não é só ser livre democraticamente, mas sim espiritualmente, sendo assim, o ser humano estará apto para enfrentar todas as dificuldades sobrepostas existencialmente. Pois é a liberdade que dá alegria de viver, entretanto, a liberdade maior que além de alegria, também traz paz, é a liberdade em Cristo. Não tendo Cristo como um filósofo revolucionário, mas como salvador e senhor de nossas vidas.   
      A bíblia é fiel em relatar as palavras do supremo mestre Jesus: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. O(a) amigo(a) leitor(a) deseja a liberdade? Então siga o mestre.
Pensemos nisto.
 Pr. João Januário

O verdeiro valor de uma pessoa

    Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.

Ele perguntou:
...
...
“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?”

Todos ergueram a mão...

Então ele disse:

“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota.
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?”
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.

Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”

Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.
Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

Reflita.

Autor desconhecido